segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Analfabeto Funcional...



Você sabe o que é um analfabeto funcional? É o termo utilizado, de uns tempos pra cá, pra definir a maioria dos estudantes de hoje em dia. Porque lêem um texto inteiro e não sabem do que se trata. Se você perguntar: "E aí, do que trata o texto?", ele não sabe responder. Não estou falando daqueles dias em que você tá com preguiça e só passa o olho por cima do texto e nem lembra do que se tratava, depois. Tô falando de problemas de interpretação, de conhecimento.
Uma das razões desse fenômeno é a educação precária que temos em nosso país. Mas, seria muito comum e fácil jogar a culpa no governo, dizer que o Brasil é uma droga e as conversas de sempre. O fato é que somos uma geração acostumada com imagens. Não temos o hábito de ler um bom livro por horas ou qualquer outra coisa. Fomos acostumados a sentar na frente da TV e ficar lá, por horas. Nosso cérebro é bombardeado por imagens. O conteúdo, nem interessa. Já conteceu de você lembrar de um comercial inteiro e nem saber que produto que era vendido ou a marca? É normal (infelizmente). Não conseguimos ficar mais de uma hora lendo (tô sendo generoso em relação ao tempo, hehe).
Tanto, que a revista mais vendida do nosso país se chama "Veja", não se chama "Leia". Não há incentivo para que leiamos, então, a maioria de nós continua sem cultura, com a cabeça fechada, sem noção do que lê e sem noção do que escreve... Terrível.

0 comentários: