terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Medo...


A definição que a Wikipedia dá para o medo é "um sentimento que é um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc."
Todas as pessoas tem algum medo. Existem aquele que dizem não temer nada. porém, apenas dizem isso para esconder algum medo. Ou, simplesmente, não descobriram seu medo, ainda. Mas, todos nós temos alguma coisa pra temer. Desde os medos mais simples e comuns, como o escuro, aranhas, altura e outros, até os mais complexos, como a morte, assalto, doenças, etc.
Qual o seu medo? O que mais lhe deixa angustiado, em estado de atenção? O medo é capaz de imobilizar você. Suas pernas tremem, sua língua trava e você gagueja. Começa a suar frio, fica tonto, perde o chão sob os seus pé... Falta-lhe ar. Ele é capaz de dominar-te se você não o dominar.
Quando sentir-se acuado por esse sentimento, a melhor maneira de vencê-lo é confrontá-lo. É mostrar pra ele que pode superá-lo. Alguns, contam até 5 ou 10, fecham as mãos, pensam, positivamente, que vai passar. Prove pra ele e prove pra sí mesmo. Se os outros podem, também podes.Qual o seu medo mais íntimo, o que está escondido no fundo do seu coração?
Qual o meu medo? Se você é meu amigo, não precisa saber. Se você é meu inimigo, terá que descobrí-lo pra tentar me derrotar.

*Foto de Rui Vale de Sousa - http://www.1000imagens.com/autor.asp?idautor=2
*Site, em inglês, onde você pode ver informações sobre fobias e descobrir seu medo - http://hub.lcp.linst.ac.uk/archive/gmd2002/keythemes/phobia/start.html

0 comentários: