terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Você já foi manipulado hoje?

É impressionante a capacidade que a mídia tem de influenciar as pessoas a ponto de manipulá-las. A Rede Globo é especialista nisso. Quando falamos em influenciar a grande massa com o obejtivo de favorecer uma minoria ou os interesses de poucos, a emissora é a grande campeã. Se você ainda não viu, veja o documentário "Muito além do cidadão Kane". Foi produzido pela BBC para mostrar a influência da televisão na vida do povo brasileiro, focado na Globo.
Quando assisti, estava no primeiro ano da faculdade e fiquei chocado. Algumas coisas, são óbvias, mas, quando se vê os detalhes, você percebe muitas pessoas foram manipuladas e nem sentiram, que nós fazemos o que "eles" querem e não percebemos. Sabemos que as eleições de 89 foram controladas pelo senhor "Robert" Marinho, colocando o Collor no poder e resultando naquilo que vocês sabem ou deveriam saber. O documentário é longo, mostrando a influência das novelas na vida das pessoas, principalmente nas regiões mais humildes, fazendo-as acreditar na ficção como se fosse uma realidade, distorcendo as coisas. Um professor da faculdade contava uma história, dizendo que quando alguns personagens de novela morriam, pessoas enviavam flores e cartas de pêsames para a emissora, no dia seguinte. Vemos, também, que todos os programas da rede não estão no ar só pra atender as preferências de um certo público, mas, cada um tem seu papel nesse teatro, onde nós somos os fantoches.
Não adianta dizer, você precisa assistir. Após tanto tempo que o documentário foi produzido, parece cada vez mais atual. O que me fez comentar sobre esse assunto foi a música que a Globo colocou no ar, nessa semana. É um samba. Na letra, vemos os nomes de diversos programas e, no final, há uma frase que esconde muita coisa. "A vida imitando a arte..." Ao ouví-la, me lembrei do documentário da BBC. É pra refletir.
Pra ficar mais fácil, escute a música "Admirável Chip Novo", da Pitty.

0 comentários: