domingo, 7 de setembro de 2008

Sailor Moon e suas transformações


Sailor Moon é um anime (também um mangá) focado no público feminino. Tal direcionamento é conhecido por "Shojô". No caso dos rapazes/meninos, tem o "Shonen". Esse desenho teve uma longa história, dividindo em fases que foram todas exibidas no Brasil. A primeira, em meados dos anos 90, mesma época em que estreou "Cavaleiros do Zodíaco" na extinta Tv Manchete, emissora que passava o desenho para as garotas. Anos depois, as demias séries foram transmitidas no Cartoon Network, onde pude acompanhá-las com minha irmã.
É lógico que tinha muito marmanjo que assistia o desenho. Eu admito que assisti algumas vezes, mas, nunca gostei. Não suportava e não concebia a idéia. Porém, devo admitir que "Sailor Moon" foi um divisor de águas em seu estilo e suas características são copiadas, referenciadas e parodiadas até os dias atuais. Nobuhiro Watsuki, autor de Samurai X (Rurouni Kenshin), citou, em uma das edições desse mangá, que um mestre que ele teve sempre dizia que ele observasse a produção e os detalhes de Sailor Moon, como aprendizado. É verdade! Como desenhista, tenho que tirar o chapéu. Os personagens são marcantes (todo mundo lembra do Tuxedo Mask e tem uma Sailor preferida), a história é vendável, trilha sonora boa, traço bonito e, por fim, a idéia atende o público-alvo. Uma franquia de sucesso.

Há coisas no aniem que nós, público brasileiro e ocidental, não estamos habituados. Pra falar a verdade, é coisa mais de japonês... É óbvio e explícito, no desenho, os relacionamentos homossexuais, os personagens andrógenos (homens que se parecem mulheres, não necessariamente gays), garotas que se vestem como homens, etc. Porém, lembrem-se: no Japão, o foco desse anime/mangá, são as adolescentes. No Brasil, temos o péssimo hábito de pensarmos que todo desenho é feito pra criança. Por isso, é comum vermos desenhos de conteúdo mais adulto/jovem passando de manhã ou de tarde.
Um elemento marcante nesse anime, é a transformação. Cada Sailor tem a sua e, pelo menos a da Sailor Moon, repete-se em todos os episódios!!! E, no video postado, é isso que podemos conferir. Todas as transformações de Sailor Moon, ao longo das séries. Divirtam-se e relembrem as garotas que lutavam usando uniforme de colegiais.

Minha Sailor favorita??? Rsrs... Eu achava legal, quando assistia, a Sailor Mecúrio (azul, por ser inteligente) e a Sailor Júpiter (verde, por ser mais forte e ter o poder do trovão).

1 comentários:

Anderson Ricardo disse...

Cara, agora vc mecheu na minha memoria, eu ainda ñ li o mangá, mas, lembro perfeitamente do anime ^^', a minha sailor favorita era a "Marte" e a principal junto com o Tuxedo Mask. Você já viu o live atcion? É bem legal ^^'